top of page

Pensamento inclusivo

Pensamento Consciente e inclusivo você sabe o que é? e como promove-lo em nosso dia a dia.


Quero iniciar nossa conversa falando sobre a declaração universal dos direitos humanos que foi assinada em 1948. Em seu paragrafo primeiro diz assim:

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com Espírito de fraternidade.

A fraternidade é vista com laço de união entre os homens com base no respeito em relação à dignidade humana e na igualdade de direitos.

E o pensamento inclusivo é um processo que ocorre quando não há diferença entre os seres humanos quando não há julgamentos como perfeitos ou não, normais ou não, É um pensamento que fortalece as relações onde todos são considerados parte, principalmente no que diz as múltiplas relações vividas em nossa sociedade.

Para que a inclusão avance e se realize precisamos desconstruir o modelo atual de pensamento no que se refere às pessoas com deficiência. Vamos abordar aqui alguns conceitos que visam promover o pensamento Consciente igualitário e inclusivo.

Eles nos ajudaram a adquirir e a transmitir a consciência correta em relação a deficiência.

Conceito 1- Na deficiência não ha vitimas ou culpados - a mãe, a família ou a própria pessoa não tem culpa. de posse dessa afirmação entenda que a deficiência é parte da vida humana portanto não há necessidade de pena ou dó conceito

Conceito 2 - Deficiência não é falta de fé ou falta de Deus ou mesmo a prova que ele existe, é sim uma característica humana, seria correto dizer que meus cabelos nasceram pretos por falta de fé em Deus?

Conceito 3 - Antes da deficiência vem a pessoa ou seja o ser humano cheio de potencial e qualidades, respeite o ser humano presente ali. E coloque o foco no há de melhor.

E por fim conceito 4- todos temos muito que aprender e ensinar

A próxima vez que você se deparar com uma família que convive com as deficiências seja empático e acessível e prepare-se pois você poderá tomar conhecimento de histórias incríveis de determinação e superação vai poder tirar muitas lições de vida dali.

Quando aprendermos a praticar o amor primeiro por nós mesmos, depois pelo próximo sem defesas reservas ou julgamentos, nesse dia estaremos mais próximos de desfrutar

a mágica da inclusão.



Luciane Bomfim

Fundadora do Instituto AME -

Contato: bomfim.luciane@gmail.com



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page