“Quando você se cura e ajuda os outros a se curar, você cura a terra. Você faz a diferença”.
Quando li essa frase, em algum lugar que não me recordo mais, ela me fez total sentido e nunca mais a esqueci. Acredito que todos estamos conectados de alguma forma e, no meu dia a dia, tento sempre colocar em prática, em pequenas ações e pensamentos. Ora, se cada um fizer um pouquinho, logo teremos um mundo repleto de amor e cura.
O Reiki é uma modalidade de cura de energia, de incomparável simplicidade e eficácia, que foi redescoberta por Mikao Usui na década de 1800. Já eu, meio que esbarrei no Reiki, ou ele que esbarrou em mim... acho que a segunda versão faz mais sentido.
Sempre tive muita curiosidade e pesquisei muitos assuntos. Em um destes passeios pela internet (que não era nem de perto o que é hoje), achei o Reiki. Isso faz uns 20 anos. Lia bastante sobre o assunto, mas sempre que encontrava um curso, algum compromisso ou a falta de dinheiro da época me impediam de fazê-lo. O tema foi ficando de lado e dando espaço às atividades do dia a dia.
Cinco anos depois, me mudei para o litoral e a energia da natureza me preenchia completamente. Nunca havia me sentido tão completa. E logo o Reiki voltou a surgir na minha vida. Foi em uma manhã como outra qualquer. Em uma visita à casa de uma amiga, quando passei pelo portão, dois cachorros vieram me recepcionar e neste instante eu travei. Não conseguia me mexer, entrei em choque com aquelas duas Collies lindas e que estavam apenas querendo me recepcionar. A mãe dessa amiga é Mestre Reiki e logo me socorreu. Me levou à sua sala e aplicou o Reiki em mim.
Senti uma onda de amor e cuidado enorme, suas mãos estavam quentes e eu sentia a vibração que emanava delas, meu corpo formigava. Quando terminou, uma leveza tomou conta de mim, passei uma tarde super agradável ao lado delas e suas lindas Collies que pareciam sentir essa energia e não saíram do meu lado até a hora que eu fui embora.
Essa habilidade de curar é muito real. É uma parte de cada um de nós.
Não há razão para não cuidarmos de nós mesmos assim. As experiências e desafios que enfrentamos em nossas vidas são grandes lições, não importa o quão difícil seja reconhecer isso. Toda experiência, seja boa ou ruim, é essencial para o crescimento da alma. Reiki é uma ferramenta a que todos temos acesso que pode curar as velhas feridas do passado e limpar a negatividade e a dor que guardamos no presente.
Um dos ensinamentos básicos da cura com Reiki é que somos mais do que nossos corpos físicos. Também temos um corpo energético composto por nossa aura (campos de energia), os chakras (centros de energia) e os meridianos (vias energéticas).) Como nosso corpo físico que utiliza da comida para alimentá-lo e dar-lhe energia, nosso corpo energético faz o mesmo.
E o melhor de tudo isso? Podemos oferecer e receber essa energia à distância. Isso mesmo! De acordo com Diane Stein, o agente de cura que costuma trabalhar nesse nível se conscientiza de realidades que vão além do plano físico, o que condiz com o conceito budista de que toda realidade é criada pela mente a partir do nada.
A cura à distância é, basicamente, um processo de visualização (imaginação) em estado de meditação por parte do Reikiano. Se quem recebe está bem receptivo à energia e psiquicamente consciente, poderá sentir o momento exato que a energia foi enviada. A pessoa pode não ter a consciência exata, mas pode pensar no curador, pode sentir uma enorme paz ou até mesmo visualizar uma cor específica. Independentemente da distância, o Reiki pode oferecer benefícios como o aumento de sentimentos de relaxamento, felicidade, empoderamento e facilidade em lidar com as dificuldades do dia a dia.
Se eu acredito que o Reiki fez a diferença? Sim, com todo meu coração e espírito. Cura-se o que for preciso nos níveis mental e emocional, e isso ocorre de forma a expandir a consciência para novas realidades, explica Diane Stein.
Referência:
STEIN, D. Reiki essencial: manual completo sobre uma antiga arte de cura. São Paulo: Pensamento, 2019.
Janaina de Abreu Gaspar
Psicóloga Clínica
CRP 06/78629
@terapianapaulista
Comments