Meditação para iniciantes

Atualizado: 20 de mai. de 2021

A meditação é uma técnica que permite conduzir a mente para um estado de calma e relaxamento através de métodos que envolvem postura e focalização da atenção para atingir tranquilidade e paz interior, trazendo diversos benefícios como redução do estresse, ansiedade, insônia, além de auxílio para a melhorar o foco e a produtividade no trabalho ou estudos.


A meditação é uma prática muito antiga, conhecida por fazer parte de filosofias e religiões orientais. Há alguns anos, a prática da meditação vem sendo incorporada aos costumes ocidentais e tem sofrido adaptações, algumas vertentes a desvincularam da dimensão espiritual e buscaram outras técnicas.

Entende-se pelo ato de meditar, a manutenção do foco de atenção no momento presente e desvinculação de distrações e pensamentos. A respiração é, frequentemente, utilizada como uma ferramenta meditativa. Desta forma, quanto mais focada a mente, menos perturbações e desequilíbrios afetarão o indivíduo, o que possibilita o desenvolvimento de um estado emocional e mental mais equilibrado, por meio da diminuição do sofrimento psicológico e potencialização de aspectos positivos.

Diversos estudos apontam os benefícios da meditação, dentre eles:

  • diminuição de sintomas depressivos;

  • controle da ansiedade;

  • potencialização do autoconhecimento e da autoestima,

  • desenvolvimento do foco nas atividades;

  • redução da perda da memória;

  • ampliação das emoções positivas;

  • redução de vícios;

  • benefícios em relação a doenças crônicas.


A meditação é uma prática acessível, não necessita de equipamentos e você pode buscá-las de forma gratuita, por meio de aplicativos.


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