Em setembro de 2015, o portal US News publicou o artigo “O poder das artes criativas em saúde e cura”, sobre o Healing Arts Program (Programa Arte Curadora, em tradução para o português) do Albert Einstein College of Medicine (EUA – New York).
“O que a criatividade tem a ver com saúde, cura e bem-estar?”, questionou a publicação que, em seguida, respondeu: “Estudos mostram que envolver-se em qualquer processo criativo é importante para a saúde. Quer você faça um desenho simples ou uma colagem, olhe para a arte ou fale sobre ela, a criatividade e as artes podem ajudá-lo”.
Conforme o artigo, os pensamentos ou atividades artísticas, possibilitam:
Expressar pensamentos e emoções que podem ser difíceis de serem ditos em palavras;
Diminuir o estresse e a ansiedade;
Relaxar, sentir-se mais calmo e mais feliz;
Conectar-se a si mesmo em um nível profundo, não importa o que esteja se passando;
Encontrar significado nas experiências de vida;
Lidar com a tristeza e a perda;
Formar novas conexões com outros (o que ajuda a aliviar a sensação de solidão e o isolamento);
Mudar seu foco para longe da dor ou pensamentos estressantes;
Criar algo único que lhe dê uma sensação de prazer e realização.
Vale ressaltar, no entanto, que os estudos sobre a relação entre arte, saúde e bem-estar não são poucos e já acontecem há anos. Em 2008, por exemplo, o artigo “Efeitos da expressão escrita em pacientes com dor crônica: significando a dor”, destacou a evolução de indivíduos que lidavam com situações de dor crônica. Conforme o estudo, eles conseguiram um controle maior da dor, bem como a redução da intensidade dela depois de expressarem sentimentos de raiva por escrito durante um período de nove semanas.
Um ano antes, em 2007, o estudo “Ouvir música para facilitar o relaxamento e promover o bem-estar: aspectos integrados de nossas respostas neurofisiológicas à música“, havia salientado a importância da música nesse contexto. De acordo com a pesquisa, quem ouvia música apresentava uma melhor resposta do sistema imunológico — isso porque ela estimulava o sistema límbico do cérebro e moderava a resposta a estímulos estressantes.
Outros benefícios da arte para a saúde e bem-estar são:
Estímulo à memória;
Aumento dos níveis de atenção;
Desenvolvimento de novos talentos e habilidades.
Exemplos dessas atividades que estão ao alcance de qualquer pessoa Vamos conhecer, a seguir, os benefícios de algumas manifestações artísticas tradicionais, já citadas acima — pintura, escrita, teatro. Música Ativa o centro de prazer do cérebro, liberando a dopamina, substância responsável pela sensação de bem-estar. Em outras palavras, a música acalma, relaxa e estimula a memória. Você pode aprender um instrumento que lhe agrade, fazer aulas de canto ou participar de um coral. Pintura Quem se dedica à pintura (que pode ser em tela, tecidos ou outras opções) desenvolve a concentração. Ao mesmo tempo relaxa e melhora a concentração. Escrita A escrita envolve atenção, percepção, memória. Quando escrevemos sobre nós mesmos, pode ser uma forma de expressar sentimentos, desabafar e entender melhor o que se passa em nosso interior. Ao criarmos histórias, exercitamos a imaginação, além de melhorar a linguagem. Cerâmica Ao usar as mãos para dar forma à argila, a pessoa não age de modo mecânico. Isso permite trabalhar a flexibilidade e liberar tensões, uma vez que durante o processo de criação, é preciso concentração na execução da tarefa. Assim, ao menos nesse momento, a pessoa esquece de problemas e se concentra em criar uma peça. O resultado é a liberação do estresse, domínio motor, auto-expressão, interação lúdica, entre outros benefícios. Existem outras modalidades que podem ser acrescentadas a essa lista. Encontre uma que lhe dê satisfação e experimente a sensação que só uma atividade artística pode proporcionar.
#arteterapia, #saudemental, #mãeatipica, #vivacomsaudeFonte: https://superbom.com.br/blog/vida-saudavel
Comments